domingo, 2 de junho de 2013

Depoimentos e Comentários entre cursistas no fórum - Leitura e Escrita


Olá Ana Maria!
Vejo que temos algo em comum; meu pai também contava histórias para mim e para minhas irmãs todas as noites antes de dormimos. Quando li o que escreveu sobre plantar "uma sementinha", me lembrei da minha irmã Daniela, que se tornou uma contadora de histórias como nosso pai. Hoje é ela quem nos conta histórias, e meu pai adora ouvi-la!! as vezes ele até brinca com ela dizendo que ela aumenta os fatos, mas não deixa de ouvir atento!!
Com certeza muitos de seus alunos(as) se tornarão leitores e contadores de histórias!!
É verdade Ana Maria, minha irmã aumenta as histórias que conta deixando-as mais engraçadas e emocionates, mas quem não faz isso? Ninguém conta uma história ou um fato da mesma forma...Não é?
Quanto às suas "sementinhas" Parabéns!! Infelizmente, meus alunos ainda leem pouco, mas percebi que muitos gostam de ler e ouvir quando leio para eles, espero conseguir despertar o interesse deles e o hábito da leitura, que acredito ser uma das principais responsabilidades do professor(a) de Língua Portuguesa.
Olá Daniele!
Também me identifiquei com o depoimento da Danuza, sobretudo, quando ela diz que lê dicionários!! adoro ler dicionários de língua Portuguesa e alemã, pois adoro conhecer e aprender palavras!!


Oi Karen!

É verdade, que poucos pais leem para seus filhos. Ah, se eles soubessem o quanto eles contribuiriam para o desenvolvimento intelectual e humano de seus filhos! Conheço crianças muito inteligentes, autonômas, criativas e sensíveis à linguagem oral, à escrita e à música, graças a motivação dos pais, mas também conheço crianças ainda muito dependentes, o que comprova que o contato com a leitura, a  escrita, a  música, os jogos, como por exemplo, com o quebra-cabeça, desde os primeiros meses, contribuem para a formação plena da criança. Além da criança desenvolver, por meio da leitura, o reconhecimento de si, do outro e do mundo e conseguir colocar-se nesse mundo como sujeito crítico, autônomo e solidário.
As crianças sentem-se estimuladas e curiosas quando ouvem histórias e têm contato com as imagens dos livros, como muitos de nós, professores, relatamos aqui neste curso e como muitos escritores e 
 pesquisadores afirmaram em seus artigos e relatos.





Nenhum comentário:

Postar um comentário